top of page

 

 

O Rio é a nossa Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil... e, entre seus mil encantos, nossa cidade tem um especial: a diversidade! O Rio de Janeiro foi formado por pessoas de várias origens. Tem branco descendente de português, francês, italiano... Tem afro-brasileiros descendentes de diferentes etnias africanas. Descendentes de angolanos, congoleses, ganeses... Pretos, pardos e negros cariocas.

 

Também houve grande imigração judaica da Europa, de países africanos e asiáticos. Judeus marroquinos, sírios e libaneses. E antes da invasão europeia, aqui já viviam os indígenas. A população indígena ainda se faz presente com mais de 300 etnias e 180 línguas. Eles estão nas escolas, universidades, circulando pelas ruas. E os ciganos? O Rio recebeu milhares de ciganos no período colonial. E eles preservam sua cultura, seu modo alegre e colorido de viver.

 

Acontece que essa diversidade nem sempre é aceita. Infelizmente, há muita intolerância. Apesar de ser um lugar de encontros, o Rio ainda convive com a discriminação racial. Afro-brasileiros, indígenas, ciganos e judeus são vítimas constantes de racismo. Eles tem em comum uma história de exclusão marcada pela violência e desconhecimentos de suas culturas.

 

O Portal CORES DO RIO, uma iniciativa do GT da Igualdade Racial, criado pela CEPPIR, Coordenadoria Especial de Promoção das Políticas de Igualdade Racial do Município do Rio de Janeiro, nasceu do desejo de mudar essa realidade. É um instrumento de promoção da igualdade inovador, onde estão representadas diferentes etnias, sua história e suas tradições. Reunindo olhares e perspectivas diversas, CORES DO RIO vem para divulgar demandas, propostas e anseios de diferentes segmentos étnicos, buscando sinergias que gerem novas ações e potencializem ações em andamento.

 

Em nossa edição de lançamento, uma homenagem às Mulheres de Raça, representadas aqui por algumas mulheres que fazem a diferença na vida de suas famílias, comunidades, no trabalho e nas relações pessoais, em suas aldeias, vilas, cidades, em nosso país e no mundo, mulheres que lutam pelo que acreditam e acreditam em um mundo melhor, mais humano, justo e igualitário. 

 

Bem-vindos ao portal Cores do Rio!!!!

 

(Texto: Mariana Emiliano e Priscilla Celeste)

Palavra do GT

Visite a nossa página

  • Facebook App Icon
bottom of page